Instalação de Windows através de Linux

Como administrador de sistemas, um dos maiores pesadelos é a instalação de máquinas clientes. Pela minha experiência e a falar com colegas, todo se queixam do mesmo. As soluções apresentadas são geralmente sempre as mesmas. Se as máquinas forem iguais, faz-se uma imagem, com o Norton Ghost ou com o Acronis e replica-se nas restantes maquinas. Até aqui, e para os mais distraídos, podia não haver nenhum inconveniente, mas isto é facil quando temos 10, 15 ou 20 computadores para instalar. Coloca-se o CD, arranca-se com o CD e fica-se ali durante algum tempo, a preencher opções e a escolher opções. Posteriormente, e dependendo do modo como foi efectuada a imagem, tem que se trocar o nome do computador, juntar ao dominio, toda uma série de passos para que a maquina fique pronta a trabalhar. Imaginem este processo todo com 80 maquinas para instalar num só dia? IMPOSSÍVEL.

Aqui no HAL já temos uma solução mais engenhosa. Cada vez que é necessáro instalar uma máquina cliente, basta ligar o computador (e nunca mais mexer no teclado), arrancar por rede, com o protocolo PXE, e em cinco minutos temos um computador cliente pronto. Não importa qual a máquina que seja, desde que já tenhamos a imagem pronta, esta é instalada e automáticamente definida a resolução do monitor, adicionada ao dominio do HAL e com o nome correcto.

Como o processo que temos neste momento já é antigo, não suporta as novas placas de rede PCIe nem tem suporte para os discos SATA. Desta forma, foi necessário actualizar o processo (fazer tudo de novo). Vou aqui colocar um pequeno howto de como instalar uma máquina e configurar todo o processo necessário para que no final seja possível realizar a instalação do Windows.

Requisitos:

  • Ter as imagens do Windows em pré-instalação (um pequeno utilitário da microsoft, sysprep, permite fazer isto).
  • Ter conhecimentos sobre Gentoo Linux. Esta configuração é especifica para este Linux, embora as configurações efectuadas em alguns serviços de rede sejam genéricas.

Considerações:

  • Foi usada uma máquina Gentoo Linux 2007.0 com uma instalação minima.

 

Instalação

(colocar informações sobre o sysprep)

Nota: Esta parte da instalação dos clientes para PXE foi retirada da excelente documentação do Gentoo com algumas alterações, uma vez que o próprio documento tem várias alternativas para o mesmo processo.

Configuração do Servidor

Para configurar o servidor basta seguir a excelente documentação do Gentoo. Após seguir todos os passos temos uma maquina pronta para começar a configurar.

Criar a directoria onde vão ficar os clientes

A primeira coisa é criar as directorias onde vão ficar os clientes:

Criar a directoria de boot

DHCP e TFTP

Os clientes vão obter informações sobre a rede através do DHCP e fazer o download dos ficheiros necessários através do TFTP. Para instalar, vamos adicionar ao /etc/make.conf a seguinte USE flag: netboot.

  • emerge tftp-hpa dhcp grub -av

Isto vai permitir que os pacotes sejam instalados com suporte para arranque via rede.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *