A praga do Office 2007 e dos .docx em Linux

Como todos sabemos, o office 2007 já anda por aí. Como informático numa instituição cujos funcionários recebem imensos emails das mais variadas fontes, era inevitável que começassem a aparecer os demoníacos ficheiros do office 2007, os .docx. Por enquanto, o office 2007 não é uma opção para nós. Então, como abrir esses ficheiros? Em windows aposto que existem inumeros programas para os abrir, mas para Linux a conversa é outra. Como fazer para os abrir?

Como sabemos, estes ficheiros são XML, e em Linux aparecem como ficheiros comprimidos e qualquer programa de descompressão de ficheiros (ark, file roller, etc…) pode abrir esses ficheiros.

Imaginemos que temos um ficheiro chamado TuxMachine.docx; Podemos descomprimi-lo e entrar dentro da directoria criada (TuxMachine.docx_FILES). Seguidamente, vemos uma directoria chamada word. Entramos nessa directoria e vemos um ficheiro chamado document.xml. Para o abrir-mos, basta renomear esse ficheiro para document.html e abrir através de qualquer browser (Firefox, Konqueror, Opera, Mozilla, etc…). A partir deste momento, podemos ler qualquer documento .docx e copiar e colar o seu conteúdo. É verdade que a formatação perde-se, mas o essencial está lá. Mais simples ainda, é usar uma ferramenta gráfica (ark, file roller) que permite navegar dentro do ficheiro sem o descomprimir e ir directamente ao ficheiro document.xml e descompactar apenas esse para o ambiente de trabalho, renomear e visualizar.

Este hack foi encontrado na revista Linux Format 98, tendo sido submetido pelo leitor Leslie Scheelings da Holanda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *