Recuperação da bios de um Portatil

Há uns tempos atrás, estive a tratar de um portatil e resolvi fazer um upgrade à bios do mesmo…

Para o mesmo portátil, existem três ficheiros, diferenciados pela placa gráfica que o portátil tenha.

A Acer, inteligente como é, o nome que dá ao ficheiro é pelo código (ou qualquer coisa parecida) da placa gráfica. Após leitura, e pelos vistos não foi muito atenta, enganei-me na bios e coloquei a errada. O portátil arrancou, mas no monitor não aparecia nada… Desespero total…

Após muitas muitas pesquisas pela net, encontrei um site, onde alguém já tinha tido um problema semelhante e consegui resolver. Coloco aqui para que vocês também possam conseguir resolver se alguem dia tiverem um problema semelhante.

Isto é um procedimento que existe em todos os portáteis (com bios phoenix – mas talves dê para outras), para a recuperação da bios caso alguma coisa aconteça de mal.

Tudo o que é preciso é uma drive de disquetes (USB, integrada, etc…) e esta disquete (Crisis Recovery Disk). Colocar uma disquete na drive e executar o ficheiro. (o ficheiro encontra-se no icon de um clip.

Novo link para a disquete:

http://h30499.www3.hp.com/t5/Notebook-HP-ProBook-EliteBook/CRISIS-RECOVERY-DISK-2/td-p/1143311

Após terem criado a disquete, executar o procedimento:

  1. Copiar o ficheiro da bios pretendida (o que fizeram o download do fabricante e é o correcto) para a disquete e renomear para bios.wph
  2. ligar o portatil à corrente e colocar a disquete na drive de disquetes do portatil (USB, integrada, etc…)
  3. Pressionar as teclas Fn + Esc e não largar (procedimento para a ACER, mas podem experimentar)
  4. Ligar o portatil e deixar de pressionar as teclas descritas em cima.
  5. Deixar o procedimento terminar. (no meu caso, o portatil comecou a emitir bips constantes durante todo o procedimento – podem também observar a luz da drive de disquetes a acender e apagar).
  6. Esperar pelo reboot do portatil. (no meu caso, quando terminam os bips e vi que a luz da drive de disquetes já não acendia, desliguei o portatil e liguei novamente).
  7. Sucesso.

Felizmente, todo este processo funcionou e pude respirar de alivio.

Site onde vi o procedimento

Espero que vos safe se alguma vez se virem nesta situação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *