Instalar winetools em CM15

Wine é uma ferramenta fantástica para Linux. Permite-nos correr algumas aplicações de windows em Linux sem ter que recorrer aquele sistema operativo proprietário.

No entanto, a sua configuração e instalação de aplicações pode ser um pouco complicado. Felizmente, existem projectos que nos facilitam nestas tarefas.

Winetools é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, e é bastante robusta e eficaz.

Para o Caixa Mágica não existe um RPM. Desta forma, temos que o instalar manualmente (nada de complicado) mas que exige a instalação de algums pacotes.

O site oficial do winetools é http://www.von-thadden.de/Joachim/WineTools/, mas eu não consegui efectuar o download do winetools do site, pois dava um erro. Assim, consegui efectuar o download daqui: http://www.sfr-fresh.com/linux/misc/winetools-0.9jo-III.tar.gz/, sendo a ultima versão do winetools a 0.90jo-III.

Uma vez efectuado o download, só tem que descomprimir:

tar -zxvf winetools-0.9jo-III.tar.gz

Uma vez descomprimido, vamos até à directoria criada:

cd winetools-0.9jo-III

Agora, temos que passar para root para efectuar a instalação.

su

<password>

./install

Não liguem aos erros que dá, são totalmente inofensivos.

Antes de poder ser utilizado, alguns pacotes têm que ser instalados:

apt-get install Xdialog lib64gtk+1.2

Nesta fase, temos tudo pronto, mas o winetools usa uma versão do Xdialog que ele próprio traz, e que não funciona, dando erro que não encontra a biblioteca lib64gtk+1.2.so.0.

Vamos até /usr/local/winetools. Nesta directoria está a instalação do winetools.

Uma vez lá dentro, façam ls. Vão encontrar dois ficheiros chamados Xdialog. Um é um link simbolico para o Xdialog.builtin e o outro é o Xdialog.builtin.

Para que isto funcione, vamos apagar o Xdialog (o link simbolico), e criar um nosso para a localização do Xdialog instalada no nosso sistema.

rm -f Xdialog

ln -s /usr/bin/Xdialog

Desta forma, o winetools já vai funcionar sem problemas.

Nota: O meu sistema é amd64. Não sei se este problema tem a ver com isto ou não, mas de qualquer forma, aqui fica a correcção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *