Análise Eachine QX105 “BAT”

O Eachine QX105 BAT é uma nova geração de drones da Eachine. Já vem com OSD integrado, vem com betaflight e tráz uns poderosos motores coreless 1020. Há em várias versões de receptores, esta é a versão flysky ARF.


O que vem na caixa:

  • O QX105 BAT
  • O manual de instruções
  • 2 baterias de 3.7v 600mha 30C
  • O carregador das baterias por USB
  • Cabo para carregar 2 baterias pela porta de balanceamento de um carregador
  • 2 motores suplementes (CW e CCW) com conectores
  • Velcro para colocar no QX105 e nas baterias

Drone

O QX105 tem um aspeto fenomenal. Não sei se é pelo aspeto dele que o chamam de BAT, mas realmente é deveras interessante.

A frame é composta por dois níveis. No nivel de baixo e ao centro está a controladora, no nível de cima, foi colocado um buzzer – que até é bastante audivel. No entanto, tem um aspeto bastante frágil….

Umas das coisas que me agrada imenso neste QX105 é que quase tudo está ligado através de fichas (micro jst 1.25”??). Isto faz com que a troca de algum componente se torne simples e rápido.

Na parte da frente temos a câmara. Gosto especialmente do facto que permite aumentar um pouco o angula da câmara (5º talvez), o que permite um pouco mais de velocidade.

Atrás, temos a fita de LEDs e a ligação para a bateria

Motores

Ao contrário dos restantes que costumam vir com motores 8520, o QX105 BAT vem com motores 1020 black edition – mais poderosos e maiores – mas mais peso. O que gosto particularmente nele é o facto dos motores virem protegidos. Por experiência, parte primeiro um braço da frame que uma proteção de um motor.

Hélices

O QX105 vem com umas hélices enormes – 66mm. Para estes motores e tamanho, são adequadas. No entanto, as hélices são tão grandes que quase que batem na frame.

Controladora

O QX105 vem com uma controladora recente, OmnibusF3 AIOF3_BRUSHED (STM32 F303 MCU/MPU6000). Ela vem com betaflight 3.0.1 instalado.  A novidade nela é que, com o OSD integrado, podemos configurar muita coisa pelo betaflight e usando o rádio. Outra novidade interessante é o sensor de bateria, que é possivel ver no OSD

LEDs

Tráz uma fita com 4 LEDs programaveis que se podem configurar no Betaflight. Vem pré-configurada. Caso tenham feito upgrade do betaflight e não guardaram a configuração, aqui fica:

Camara e emissor de video

A câmara é de 600TVL, com suporte a PAL ou NTSC (basta selecionar com os botões que tráz). O receptor tem 48 canais – através dos botões em cima seleciona-se a banda e a frequência.

NOTA: Tenham em atenção que ela vem colada à frame com uma fita de espuma dupla face. Eu não me recordei disso e durante um voo, descolou e começou a abanar a imagem. Prendam-na com uma abraçadeira.

OSD

Graças ao OSD integrado e ao betaflight, podemos configurar o texto a mostrar em FPV. Nada de especial, é só selecionar o que queremos ver e arrastar para o local onde desejamos colocar.

A seguinte imagem mostra o OSD no terreno.

Betaflight OSD no video

Prós e Contras

Prós

  • Bastante rápido com a bateria certa.
  • PIDs de base até estão bastante bem, dá para voar decentemente.
  • Motores grandes e fortes.
  • Poder ajustar o angulo da câmara

Contras

  • Câmara fica muito escura contra o sol. Estava um dia encoberto – não havia luz solar direta – nuvens – e mesmo assim, voltado para o sol, a imagem ficava escura. As transições de claridade até são rápidas, mas…
  • Baterias que tráz podiam ser melhorzinhas ! A voltagem desce quase imediatamente e o buzzer começa a funcionar… É irritante.
  • A frame. A frame é muito muito frágil. Já consegui partir duas, no mesmo local, ou seja no braço esquerdo.  é uma desgraça…

Conclusão

No primeiro voo que fiz, com a bateria de origem, 600mah, 25C, não foi grande coisa. Dura cerca de 3/4m a bateria, sem conseguir puxar muito por ele. Assim que troquei para umas de 750mah, 35-50C, foi um comportamento completamente diferente. Foi puxar por ele.

Podem comprar este pequeno na banggood

Gosto do drone, mas a frame é muito frágil… Com uns motores como estes, deviam ter reforçado a frame, nem que fosse mais grossa 1mm, já aguentaria mais.

Infelizmente, este foi o resultado ( duas frames partidas no mesmo local):

Final do voo !

 

dump da configuração inicial

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *