Análise Gearbest ARFun Pro 95mm

O ARPFun Pro 95 é um dos mais rápidos micro minis quadcopteros do mercado – indo lado a lado com o Lizard 95. Capaz de aguentar baterias 3S, será que é tão rápido e bom como dizem ?

Quero para já agradecer à Gearbest pela oportunidade dada para análise deste pequeno, mas poderoso, drone.

Está disponível na Gearbest nas seguintes versões:

  • PNP – Têm que fornecer voçês o receptor
  • Flysky AFHDS 8 canais
  • Flysky AFHDS 2A 8 canais
  • FrSky 8 canais
  • DSM2 6 canais

Algumas caracteristicas do drone

  • Frame em “X” de fibra de carbono
  • Controladora Mini F3 com OSD
  • 4-em-1 ESC BLHeli_S de 20A
  • LED Programável com um buzzer de 80db
  • Camara de 600TV HD CMOS com campo de visão de 120 graus
  • 25mw potência de transmissão FPV
  • 48 canais de video 5.8GHz
  • Peso do drone com bateria: 86g
  • Transmissor de video com 48 canais com alcance de 200m em espaço aberto.
  • Motores DYS BE1104 com 118g de potência cada um

Conteúdo da caixa

Dentro da caixa encontramos uma bateria 2S de 500mah com 30C .

3 conjuntos de hélices transparentes Gemfan BN2035

Temos também uma fita de velcro para segurar a bateria – além da que já vem com o ARFFun Pro 95; Eu recomendo alterar para outra – mais à frente. Temos também fitas dupla face, abraçadeiras e parafusos suplementes e parafusos para segurar as hélices aos motores.

Enrrolado em plástico (daquele interessante com bolinhas para rebentar 😀 ) vem o ARFun Pro 95.

E não podia deixar de ser, o manual que mostra as ligações, bem como efetuar o bind do receptor ao rádio.

Frame

O ARFUN Pro 95 vem com uma frame em X em fibra de carbono de 3K. A parte de baixo tem 3mm de espessura – o que deverá aguentar uns quantos crashes – e a de cima tem 2mm ! Um detalhe excelente é que as arestas foram polidas. Um toque que passa muitas vezes despercebido, mas que faz diferença.

Neste caso, a bateria é colocada por baixo com uma fita de velcro que recomendo vivamente que a alterem. Podem usar uma Realacc de 58mm  (boas para micro drones) que podem encontrar aqui.

Motores

Este pequeno vem equipado com motores DYS BE1104 de 7500kv. A Gearbest diz que cada um fornece 118g de força, o que a ser verdade, é uma potência enorme para um drone tão pequeno. Quando equipados com as hélices gemfan de origem, é quase 1kg de potência para um drone de 90g !

Controladora

O ARFUN 95 Pro vem com uma F3.

A compatibilidade com o rádio, temos disponiveis 5 versões, conforme já referido. A versão em teste é a Flysky. Um senão nesta versão é que o botão para efetuar o bind está por baixo da placa de cima, e é necessário remove-la para efetuar o bind. Um ponto bom é que o receptor é externo, logo é facil remover e colocar outro para outro tipo de comando, caso necessário.

Uma boa coisa é a facilidade de acesso ao USB – feito pela lateral.

NOTA: Não esquecer que foi rodada 180 graus. Algum upgrade de firmware, tenham isso em atenção.

ESCs

Os ESCs são 4-1, agora famosos, com 20 Amperes e um burst de corrente de 25A. Suportam até DSHOT600. A versão de firmware que trazem é das mais recentes,  16.6, e o hardware reconhecido é F-H-40.

Os ESCs de 20A são algo que não tinha visto nestes pequenos drones. Geralmente, inferiores a 100mm trazem de 10A, mas o ARFun Pro 95 vem com 20A .

Uma opção que podem aumentar é o beacon strength e o becon delay. Estas opções permitem que os ESCs começem a fazer barulho após o tempo determinado – excelente para quando perdem o drone. Eu tenho sempre programado para 2 minutos no delay e cerca de 200 no strength. Se ao final de 2 minutos não houver nenhum input do rádio, começam os ESCs a apitar.

Câmara e emissor de vídeo

 

O ARFun Pro 95 vem equipado com uma camara de 600TVL HD com 120º de campo de visão. Não é excelente, mas também não é de todo má.

Existem 2 botões, um à frente que altera entre PAL e NTSC (2s a pressionar para alterar) e um toque rápido para alterar 180 graus.  O botão atrás permite alternar  entre canais e frequências. 2s de toque para alternar entre canais e rápido para alternar entre frequências.

A câmara impressiou-me pela qualidade e principalmente quando de frente para o sol, a imagem continua muito boa. Podem confirmar pelas imagens seguintes:

O emissor de video é de 48 canais. A Gearbest anuncia que tem um alcançe de 200m em espaço aberto. É possível, mas como tem uma antena tipo whip (omnidirecional) de 3 dbi, o alcance é pouco – não pelo tipo de antena, mas pelos dbi. Chega uma altura que se começa a receber interferências no video. Não aconselho a voar em zonas com muitas interferências – como zonas fechadas com muito cimento ou divisões (indoor) ou com muitas árvores… No entanto, nem tudo é mau – este tipo de antena aguenta muitos crashes ! 🙂

OSD e LEDs

Ao contrário do seu antecessor, o ARFun Pro 95 vem equipado com dois LEDs programáveis e um buzzer de 80 dB !  Excelente para quando se perde o drone um crash ou avisar que a bateria já está a ficar sem carga.

A adição do OSD é simplesmente excelente, permitindo, além de ter várias informações no ecrã, poder efetuar alterações sem recorrer a um cabo USB e a uma aplicação – seja ela no telemóvel ou no PC.

Bateria

O ARFun Pro 95 vem com uma bateria de 500mah com 30C. Para tirar um excelente partido do drone, aconselho Gaoneng de 550mah 80/160C.

Hélices

A Gearbest envia 3 conjuntos de hélices da Gemfan. São hélices de 4 pás, 2035BN . O ARFUN 95 porta-se bem com elas, mas têm um problema: São algo frágeis. Qualquer crashe, mesmo que pequeno, é suficiente para as entortar. Não partir, mas entortar. Podem comprar mais na Gearbest – Gemfan BN2035

Podem também comprar umas RacerStart 2035BN que são excelentes. Não tão bonitas, mas excelentes.

Conclusão

o ARFun Pro 95 é um excelente micro drone. É possívelmente o mais rápido (senão o mais rápido) micro drone no mercado neste momento (estou a pensar no Eachine Lizard 95). Um excelente upgrade ao antecessor (ARFun 90).

Não é de todo perfeito, pois poderiam ter fornecedio uma fita de velcro bem melhor e um upgrade ao sistema de FPV – a antena omnidirecional de 3dbi não é perfeita e começa com interferências a uma pequena distância. No lado positivo, suporta bem algumas quedas.

Se procuram um micro drone rápido para uns voos agressivos e se desejam pura diversão, o ARFun Pro 95 é para voçês !

Ainda não o experimentei com uma bateria 3S – mas há pessoal que diz que não voa tão bem – mas atenção – os PIDs que vêm são para 2S – provavelmente é necessário alterar para que voe bem numa 3S ! Experimentem e digam a vossa justiça .

Está disponivel na Gearbest com preços entre os 110 € (versão pnp) e 130€ (versão com FrSky). As restantes versões caem entre estes preços.

Prós

  • A qualidade da camara. Mesmo contra o sol vê-se bem e as transições de claro para escuro são rápidas e sem escurecer demasiado
  • Os PIDs por defeito. Alguém se deu ao trabalho de afinar minimamente o drone. Perfeito para sair da caixa, efetuar o bind, configurar os botões do rádio e ir voar.
  • Excelente performance e rapidez

Contras

  • O alcance da antena – sendo whip e de apenas 3dbis, não tem grande alcance. No entanto, 200m é muito metro, mas num local com muitas árvores, não é preciso ir muito longe para começar a ver interferências no video
  • A frame é frágil – os braços são muito fininhos e um crash mais forte pode partir algum (como me aconteceu)
  • Alterem a bateria

O que acham voçês deste drone ? Será assim tão bom ? Não concordam com alguma coisa ? Deixem os vossos comentários

Melhoramentos

Para já, os únicos que vejo são:

  • Alterar a fita de velcro para uma coisa melhor
  • Outra bateria

Voo inicial do ARFun Pro 95

Dump da configuração original

Para quem precisar, deixo aqui o dump original do ARFun Pro 95

 

 

One Reply to “Análise Gearbest ARFun Pro 95mm”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *